Preço do pão aumenta 20% em Janeiro

O aumento dos custos de produção estará na origem da subida dos preços.

Industriais da panificação justificam aumento com custos de transporte, de energia e aumento do salário mínimo

O preço do pão irá aumentar cerca de 20% em Janeiro de 2018.

A informação é avançada nesta segunda-feira por António Fonte, presidente da Associação de Industriais de Panificação, Pastelaria e Similares do Norte, em declarações ao Correio da Manhã. O mesmo responsável justifica que “o agravamento de custos de produção não permite alternativa”.

Sem apontar um valor em concreto, António Fonte estima que o aumento ronde os 20%, salientando que o preço do pão se manteve inalterado desde 2011. Agora, diz este responsável, o aumento dos combustíveis e os aumentos previstos com custos de energia, gás e electricidade – bem como a actualização do salário mínimo nacional – obrigam o sector a aumentar o preço.

A carcaça passará a custar 16 cêntimos no Porto e 24 cêntimos em Lisboa, região onde o pão tem o preço mais elevado do país. Já em Braga deverá subir para os 13 cêntimos e em Coimbra para 17. No Algarve, uma carcaça poderá chegar aos 20 cêntimos.

Também os ovos serão afectados por esta subida, depois de nos últimos dois meses terem subido quase 60%, passando de 0,85 euros para 1,40 euros por dúzia (classe A, tamanho L). Em Janeiro de 2018, a mesma caixa de ovos poderá custar dois euros.

Fonte: Publico

Comentários Facebook

You may also like...