Portugal conquista três medalhas na canoagem nos Jogos Europeus Universitários

A quarta edição dos Jogos Europeus Universitários decorre até 28 de julho e traz 13 desportos diferentes a Coimbra.

 A quarta edição dos Jogos Europeus Universitários decorre até 28 de julho e traz 13 desportos diferentes a Coimbra, com a participação de cerca de 4.500 atletas – maioritariamente campeões nacionais universitários nas 13 modalidades em competição, entre eles cerca de 450 portugueses -, de 295 universidades de 40 países.

Portugal está a desempenhar um bom papel nesta edição, hoje conquistou mais três medalhas, todas elas na canoagem, com David Varela, Francisca Laia e Bruno Afonso a fazerem ‘brilharete’ no Centro de Alto Rendimento de Montemor-o-Velho.

Depois de quatro medalhas conquistadas no remo, Montemor-o-Velho continua a ser palco dos melhores resultados lusos até à data nos Jogos Europeus Universitários, com David Varela a ‘brilhar’ com duas medalhas.

O atleta da Universidade de Coimbra (UC) juntou-se à única olímpica da comitiva portuguesa, Francisca Laia, para conquistarem a medalha de ouro na estafeta mista de 500 metros, com um tempo de 1.43,74 minutos.

Laia e Varela bateram os alemães Sara Brussler e Felix Landes (Universidade de Mannheim), segundos, e os bielorrussos Volha Chehayeva e Uladzislau Belaus (Universidade de Mozyr).

Em quinto lugar ficou a dupla da UC Sara Sotero e Hugo Figueiras, seguidos de Francisca Carvalho e Luís Santos, também da ‘casa’, enquanto Marta Pinto e Adriano Conceição (Universidade do Porto) foram nonos e últimos.

Varela, membro da seleção nacional de canoagem, já tinha sido o primeiro a entrar em ação, ao conquistar a medalha de prata em K1 1.000 metros, depois de a distância com um tempo de 3.39,12 minutos.

O português ficou quatro segundos atrás do campeão, o alemão Tom Liebscher (Universidade Técnica de Dresden), medalha de ouro em K4 1.000 metros nos Jogos Olímpicos do Rio2016 e campeão do mundo em K1 na mesma distância.

Na mesma final, Henrique Cerqueira (Universidade Nova de Lisboa) foi oitavo e Adriano Conceição (Universidade do Porto) foi nono e último.

Os bons desempenhos da Universidade de Coimbra continuaram em C1 1.000 metros, com Bruno Afonso a conquistar prata com um tempo de 4.07,99 minutos, numa final em que Rui Lacerda, também da equipa da casa, foi quarto.

A única final A de hoje que não rendeu medalhas foi a de K1 500 metros feminino, em que Sara Sotero, oitava, e Marta Pinto, nona, ocuparam os últimos lugares.

As equipas portuguesas em prova nos Jogos Europeus Universitários conseguiram, no total, sete medalhas, três no dia de hoje em canoagem e outras quatro no remo, com Joana Branco (UP) a conseguir duas de ouro, uma delas com Inês Oliveira, para além do ouro dos irmãos Afonso e Dinis Costa (UC) e o bronze de João Gomes e Pedro Mateus (UC).

 

Comentários Facebook

You may also like...