Astrónomos descobrem estrela gigante rica em lítio, elemento associado ao Big Bang

Segundo a equipa dos Observatórios Astronómicos Nacionais da China, a estrela gigante tem 3.000 vezes mais lítio do que outras estrelas e está a 4.500 anos-luz da Terra.

Um grupo de astrónomos chineses descobriu uma estrela gigante rica em lítio, um dos elementos químicos considerados presentes no Big Bang, momento que corresponde ao início do Universo, divulgou esta segunda-feira a revista científica Nature Astronomy.

Segundo a equipa dos Observatórios Astronómicos Nacionais da China, a estrela é designada como gigante por ter uma luminosidade entre dez e mil vezes mais intensa que a do Sol, tem 3.000 vezes mais lítio do que outras estrelas e está a 4.500 anos-luz da Terra.

O lítio é considerado um dos três elementos químicos sintetizados no Big Bang, juntamente com o hélio e o hidrogénio. A abundância dos três elementos é entendida pela comunidade científica como a prova mais forte da teoria do Big Bang, que defende que o Universo nasceu de um único ponto contido no espaço e que depois se expandiu. O Universo tem cerca de 14 mil milhões de anos.

A descoberta foi feita através do Telescópio Espectroscópico de Fibra Grande Objeto (LAMOST), que permite observar cerca de 4.000 corpos celestiais de uma só vez e deu uma grande contribuição para o estudo.

Fonte: Observador/Lusa

Comentários Facebook

You may also like...