Portuguesa sagra-se campeã europeia nos 50 quilómetros marcha

A portuguesa Inês Henriques sagrou-se, esta terça-feira, campeã europeia nos 50km marcha no Campeonato que decorre em Berlim, liderando a prova desde o início.

A atleta do CN Rio Maior junta assim este título ao mundial conquistado no ano passado, em Londres.

Inês Henriques queria “bater o recorde do mundo”, mas cumpriu objetivo – “Pretendia bater o recorde do mundo, mas com as dificuldades não foi possível, o principal objetivo era ser campeã da Europa”, disse a ribatejana.

A atleta, que partia como favorita para esta prova, liderou desde início, conseguindo distanciar-se da ucraniana Alina Tsviliy e da espanhola Julia Takács — que foram segunda e terceira classificadas, respetivamente. Ao quilómetro 36, a atleta nacional já levava cinco minutos de vantagem sobre a número dois da prova e acabou por terminar a distância em 4:09.21 horas.

“Inicialmente seguia muito bem, mas a temperatura foi subindo ao longo da prova, e por volta dos 30 km senti dificuldades, e a perna cedeu um pouco. Felizmente tinha uma grande vantagem e controlei a prova. Assim, juntei ao título de campeã do Mundo o de campeã da Europa”, assinalou.

Inês, chegou a este Europeu como campeã nacional nos 20 km marcha — título que conquistou pela quinta vez na carreira. No início do ano já tinha vencido o prémio de Atleta do Ano pela Confederação do Desporto.

Recorde-se ainda que esta foi a primeira vez que a prova mais longa do atletismo foi disputada por mulheres num Campeonato Europeu. Há um ano,tinha-se estreado, também, em Mundiais, com a vitória alcançada por Inês Henriques.

Fonte: Observador/JN

Comentários Facebook

You may also like...